Atualmente está a maior confusão no mercado de trabalho devido ao uso indiscriminado da palavra 'arquiteto'. No entendimento popular está mais ou menos assim definido 'Arquiteto é qualquer um que constrói ou inventa qualquer coisa.' Então hoje vai aí um pouco mais de recheio para você entender essa polêmica e, quem sabe, escolher um lado, o dos Indignados ou dos Conformados com a situação.
O erro começa, como já disse, na aplicação da palavra. Veja a etimologia da palavra 'arquiteto':
[A palavra 'arquiteto' vem do grego arkhitektôn que significa "o construtor principal" (arqui = principal / tectônica = construção) ou "mestre de obras". A compreensão desta etimologia, porém, pode ser expandida na medida em que a palavra 'arché' deixa de ser entendida como "principal" e passa a ser analisada como "princípio". ] Fonte: Wikipedia.
Portanto, usar a palavra 'arquiteto' para sistemas é um erro crasso pois, embora aquele profissional esteja construindo algo, ele não está construindo Arquitetura, e sim tecnologia. Outro erro acontece pois a tecnologia é coisa do início do séc. 20, portanto não tem nada a ver com 'arché', não é antiga, não é a primeira, não é princípio.
É um fiozinho solto e comprido no vestido da senhora 'Pós-Modernidade'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário